Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Produção de cerveja industrial no Brasil cai 2% em 2013


Pela primeira vez desde que a Receita Federal implantou o Sicobe (Sistema de Controle de Bebidas)  houve uma queda na produção de cerveja no Brasil. Consultando as cervejarias participantes no sistema, vi que a Baden Baden (marca de cerveja gourmet da Brasil Kirin) deve ser a única cerveja próxima da artesanal da lista. Assim não é possível concluir que a queda se extenda a todo o tipo de cerveja ou se afetou mais a cerveja industrial tipo pilsen fabricada e consumida em massa pela maioria dos brasileiros.

Não seria surpresa se pelo contrário, as cervejas artesanais e caseiras tivessem mais um ano de crescimento, influenciando inclusive a queda do consumo da cerveja industrial com os consumidores cada vez mais esclarecidos e com o gosto apurado migrando das marcas populares para as microcervejariase brewpubs.

O jornal Destak publicou a matéria Cerveja sofre queda de produção no país pela primeira vez em quatro anos (3/1/2014) onde revelou que foram 13,46 bilhões de litros em 2013, ou 2% a menos do que o registrado em 2012, mas acima das marcas de 2010 e 2011. A única variação que cresceu em 2013 foi a das latas, com 4,64% de aumento na produção, chegando a 5,57 bilhões de litros, o que o Sicobe atribui à boa aceitação dos latões de 473 ml.

A maior queda, de 6,43%, foi das garrafas de 600 ml, ainda assim responsáveis pelo maior volume da produção: 7,44 bilhões de litros. As garrafas menores, do tipo long neck, caíram 4,1%, tendo apenas 440 milhões de litros.

O Estadão também publicou sobre o assunto - Produção de cerveja recua 2% em 2013; aponta o Sicobe  (2/1/2014) - trazendo sua explicação: os desempenhos negativos dos segmentos no ano se devem ao cenário macroeconômico adverso. Tanto as empresas quanto entidades do setor afirmam que a inflação, o alto endividamento das famílias e um aumento de renda aquém do esperado no ano prejudicaram as vendas dos itens e a produção teve que se adequar ao ambiente desfavorável. O repasse dos tributos de 2012 e do custo de produção (principalmente de insumos, como cevada e açúcar, e embalagens, devido à valorização do real ante o dólar) também sacrificaram volumes no ano.

Como se vê, para a imprensa e os industriais do setor, nem de longe, nenhuma referência à fabricação e ao consumo de cerveja artesanal e caseira.
 
Imagem: Celso Bessa Post-Its.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...