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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Infográfico das cervejarias por tamanho da produção no Paladar Estadão


Olha que coincidência, um dia depois de começar o blog, hoje no jornal O Estado de São Paulo saiu uma matéria sobre microcervejarias, cerveja artesanal e industrial no suplemento Paladar. Escrita por Heloisa Lupinaci, a matéria Uma cerveja e dois copos! Mas qual das cem? tem uma chamada diplomática na capa do site: Tamanho não é o que enche o copo. Nada de execrar a cerveja industrial, de cervejarias de grande porte. O que importa é o que está no copo.

O infográfico Tamanho não é fermento (em hectolitros/ano), com fotos e design de Fernando Sciarra do Estadão, a Colorado consta como pequena cervejaria com volume de produção anual de 18 mil hectolitros.

A matéria diz que nos Estados Unidos, segundo definição da Brewers Association, uma cervejaria que produz até 18 mil hectolitros por ano é micro e é pequena quando produz entre 18 mil e 7 milhões de hectolitros anuais. A associação americana criou ainda vários outros parâmetros para justificar que, mesmo com produção imensa, a cervejaria seja considerada artesanal (matéria-prima usada e quem é o dono da cervejaria, por exemplo).

A Associação Brasileira dos Microcervejeiros, criada em 23/10/2013 no Brasil tem como um de seus objetivos definir quem é pequeno e quem é grande, para reduzir incongruências relativas a imposto segundo jornal. “Vamos nos espelhar no modelo dos EUA”, declarou Marcelo Carneiro, presidente da Associação e da Colorado. Como comparação e para se ter uma ideia de escala, em duas horas, a Ambev faz duas vezes a quantidade de cerveja que a Colorado produz em um ano.

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